O que dizem sobre nós...

Os doze moinhos de vento da Pena proporcionam uma viagem aos tempos antigos em que a moagem artesanal era determinante na região, acompanhada por um sublime enquadramento paisagístico.
O proveito económico da atividade da moagem permitiu que os que a ela se dedicavam melhorassem de vida. A origem histórica da atividade dos moinhos é difícil de determinar, devido à sua antiguidade. Porém, sabe-se que funcionaram até 1965.
 Após um programa de iniciativa comunitária, em 1992, foram recuperadas sete unidades para funcionarem como alojamento turístico.

A estrutura foi herdada e durante alguns anos não soube que utilidade lhe oferecer, até se decidir a avançar há cerca de cinco anos com o projeto de turismo. No pequeno moinho foi possível construir um quarto, uma cozinha e uma casa de banho. Inicialmente, sem qualquer publicidade, conseguiu ir alugando.

“Vinha muita gente de Lisboa”, refere, que se apercebia da presença do espaço e contactava para alugar. Entretanto já teve clientes internacionais, inclusive da Austrália.

Veja aqui a nossa reportagem no canal Sic Noticias que dá a conhecer a história dos Moinhos da Pena e como surgiu toda esta atração túristica.